“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

17 de abril de 2008

Igreja matriz de S. Bartolomeu - Vila Flor - Portugal




Trata-se de uma igreja barroca que combina elementos decorativos de tradição maneirista. O frontispício é forrado a azulejos de padrão a azul e branco e flanqueado por duas torres sineiras. O portal, de verga recta, é ladeado por dois colunelos pseudo-salomónicos assentes num pedestal ricamente decorado; enquadra-o decoração exuberante em volutas e rendilhado de ambos os lados. O lintel recebeu quatro estrelas de oito pontas. Coroa o portal um frontão curvo interrompido, com nicho ao centro e dois pináculos laterais. Entre o lintel e o frontão apresenta ainda quatro cabeças de anjo. O nicho, com colunelos pseudo-salomónicos, alberga a imagem de São Bartolomeu e é rematado com um pequeno frontão curvo coroado por pináculos.No interior, tem um coro-alto em abóbada de berço e com balaustrada em granito e, ao centro, uma grande cruz com a imagem de Cristo. A nave possui quatro capelas colaterais com retábulos de talha policroma e, no lado da Epístola, um púlpito quadrado com base pétrea. A capela lateral, dos Viscondes de Sampaio, tem pedra de armas e pedra sepulcral com inscrição. A capela-mor tem um retábulo de talha policroma com tela central. O pavimento é em granito e o tecto é de madeira de perfil curvo com caixotões pintados.

Vila Flor - Portugal






Vila Flor
Vila Flor é a sede do concelho. Antigamente denominada de Póvoa de Além Sabor viu o seu nome mudar aquando da passagem de D. Dinis por estas terras. Achando ele este lugar belo e formoso, baptizou-o de Vila Flor e concedeu-lhe um Foral em 24 de Maio. O povoamento de Vila Flor é remoto, remonta à época castreja. Podem-se ver vestígios de um Habitat Romano na Quinta dos Castelares. Foram encontrados nesse lugar, muita cerâmica e outros objectos.
Durante a época medieval foi erguido um Castelo defensivo que tinha por objectivo defender as populações e constituir uma primeira barreira aos ataques vindos de Castela. Dessa fortaleza restam poucos vestígios a não ser uma parte do muro e as chamadas Portas da Vila ou Arco de D. Dinis. Está este imóvel classificado de interesse público. Vila de passado riquíssimo aos níveis artístico, religioso e senhorial.
No largo da Igreja Matriz encontra-se o Pelourinho símbolo da autonomia administrativa desta vila. É símbolo deste concelho e considerado também imóvel de interesse público. Do seu espólio religioso destacam-se a Igreja Matriz, dedicada a S. Bartolomeu. Foi construída no , séc. XVIII, substituindo uma anterior demolida em 1708. Apesar de toda ela ser digna de nota é de destacar, especialmente, o Altar Mor em talha do séc. XVIII, com um painel da autoria de um artista local, Manuel de Moura. Aquando da reconstrução da Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia foi durante algum tempo a Matriz desta localidade. Muito antiga foi ampliada no séc. XVIII.
Mas o espólio religioso não se "resume somente ás Igrejas, as Capelas ocupam também um lugar importante. O maior destaque vai para o Santuário da Senhora da Lapa, situado na Serra do F acho e constituído por várias Capelas. De entre elas destaca-se a Ermida da Senhora da Lapa, construída em grande parte na gruta natural de xisto, onde, segundo a tradição, apareceu Nossa Senhora da Lapa. Ao lado deste Santuário fica o miradouro que nos proporciona uma bela panorâmica sobre a vila e Parte do Vale da Vilariça. Outras Capelas se nos apresentam apesar de simples não deixam de se belas e dignas de realce: a Capela de Santa Luzia, capela românica tardia; Capela de S. Sebastião, construída no séc. XVI por promessa de D. Manuel I; a Capela de Nossa senhora da Veiga, Capela barroca situada no cemitério situada na praça da República está Ermida do Senhor Stº Cristo da Agonia. Em Vila Flor existem vários Solares Brasonados, destacando-se de entre eles três: o Solar dos Capitães -Mores, do séc. XVIII, está armoriado com a armas dos Morais e Castro; o Solar do Lemos é joanino e setecentista, te uma capela; o Solar mais antigo dos três é o do Paço, do séc. XVII, está armoriado com as armas dos Sampaios, que foram donatários da vila.
Dignos de nota são uma série de ruas: a rua do Saco; a rua das Portas da Vila; a rua Nova (foi rua dos mercadores até ao séc. XVIII) e a Portela, bairro construído por casa muito típicas de xisto e alguns pormenores manuelinos. Considerada imóvel de interesse público, a Fonte Romana fica situada à entrada de Vila Flor junto à Escola EB 2,3/S. Na época estival a vila enche-se de vida, tudo isso devido aos turistas que vêm passar uns dias sossegados ao Parque de Campismo, um local aprazível onde o contacto com a Natureza é uma constante, visto estar rodeado por floresta. Fica situado a 3 km de Vila Flor, na zona do Peneireiro , junto à Barragem Engº Camilo de Mendonça. Tem um circuito de manutenção e é uma zona de pesca. Os utentes do Parque podem também desfrutar do campo de ténis e um campo de futebol cinco. Está também nesta zona a Piscina Municipal, um parque de merendas e um mini jardim zoológico. .Vila Flor quis homenagear com uma estátua o monarca que lhe deu o nome e por isso mandou-lhe erguer uma estátua, e lá está D.Dinis todo imponente para receber todos o que passam por Vila Flor.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL