“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

6 de junho de 2009

Ufa, mas que calor está aqui.


Marabus africanos
(Leptoptilus crumeniferus)
.
O marabu (Leptoptilos crumeniferus) é uma grande cegonha africana, carnívora, de cabeça e pescoço nus. Possui um bico muito forte e uma bolsa pneumática na base do pescoço. É também conhecida pelo nome de cordufal.

Descrição
É uma ave muito grande. Chega a atingir uma altura de 150 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m. Partilha com o
condor-dos-andes a distinção de possuir a maior envergadura de asas das aves terrestres (o albatroz-errante alcança os 3,7 m). Ao contrário dos restantes géneros da família, voa com o pescoço retraído, tal como uma garça. Este voo é característico do género Leptoptilos.
O marabu é inconfundível devido ao seu tamanho, cabeça e pescoço pelados, dorso negro e parte inferior branca. Tem um bico enorme, um saco gular rosado, uma gola de penas, e as pernas e asas negras ou cinza escuras. Não existe grande
dimorfismo sexual, mas os jovens são mais acastanhados e possuem um bico menor. A maioridade é atingida aos quatro anos.
.
Habitat e distribuição
Habita a
África subsariana, com ocorrência tanto em habitats húmidos ou secos, frequentemente próximo de habitações humanas, frequentando lixeiras.

Comportamento
Desloca-se principalmente caminhando. É gregário e procria em colónias. Na estação seca, quando lhe é mais fácil encontrar alimento, dado que as massas de água diminuem, constrói um ninho numa árvore onde põe dois ou três ovos.
Tal como as outras cegonhas, é muito ruidoso vocalmente e batendo o bico, especialmente durante a corte. Nessa ocasião produz também diversos ruídos com o saco do pescoço.
Para descansar senta-se frequentemente sobre os tarsos, assumindo uma postura bizarra.
Assume frequentemente um comportamento
saprófago, para o qual se prestam as adaptações da cabeça nua e do bico, tal como os abutres em companhia dos quais o marabu frequentemente come. A cabeça sem penas é muito mais fácil de manter limpa.
Esta grande ave come diferentes tipos de animais, tanto vivos como cadáveres, incluindo
mamíferos e répteis. As presas vivas incluem térmitas, peixes, gafanhotos, lagartas, rãs, roedores, ovos e recém-nascidos de crocodilos, ovos de tartaruga, pombos, flamingos, ovos e crias de cormorão e de pelicano, etc.

Tens cá um bico!



Íbis Sagrados
(Threskiornis aethiopicus)
.
• Distribuição: Centro e Sul de África.
• Habitat: Muito diversificado, mas geralmente nas zonas húmidas interiores; também ocorre em lagoas e ilhas costeiras, áreas agrícolas, savanas e lixeiras.
• Alimentação: À base de insectos que procuram no chão entre os ramos e as folhas caídas, também frutos e pequenos vertebrados.
• Reprodução: Nidifica em árvores ou arbustos onde constrói largos ninhos de ramos e deposita 2 ou 3 ovos, durante ou logo a seguir à estação das chuvas.
• Tamanho / peso: 65 a 89 cm / 1,5 kg
• Conservação: Não se encontra ameaçada.

Firmes e direitinhas.


Cegonha de Bico Amarelo

(Mycteria ibis)

Nome Científico: Mycteria ibis

Ordem: Ciconiiformes

Envergadura: 5-105 cm.Peso: 2-4,5 kg.

Distribuição: África, a Sul do Sahara, e em Madagáscar.

Habitat: Pântanos, lagos, ou outros reservatórios de água doce.

Alimentação: À base de presas aquáticas, como invertebrados, anfíbios e peixes.

Reprodução: Aves coloniais, iniciam o acasalamento geralmente no final da estação da seca. O ninho é construído entre os ramos das árvores, geralmente acácias, aí depositando até 3 ovos. A incubação demora cerca de 30 dias, após a qual ocorre a eclosão. Ao fim de 55 dias as jovens aves abandonam o ninho. Conservação: É uma espécie ameaçada que consta da lista vermelha da “International Union for the Conservation of Nature” (IUCN) de 2006 e, como tal, encontra-se protegida.Observações: Os adultos são brancos com um longo bico amarelo; os juvenis são acinzentados com bico escuro. Tanto os adultos como os juvenis não têm pêlos na zona da face embora possuam uma cor avermelhada. São observados geralmente em grupos, tendo desenvolvido uma técnica de agitação com um pé de modo a lavar as presas na água ou lama.

Tanta vergonha...


Flamingo pequeno
(Phoeniconaias minor)
.
• Distribuição: Sul de África.
• Habitat: Lagos interiores, salgados e alcalinos (à base de saís de soda), bem como lagoas costeiras.
• Alimentação: Essencialmente constituída por algas microscópicas, que os flamingos filtram das águas através de adaptações especiais do seu bico.
• Reprodução: Nidifica em colónias de milhares de indivíduos (por vezes, mesmo com mais de um milhão de aves), onde deposita geralmente um ovo em pequenos ninhos de lama, construídos pouco acima do nível da água do lago, e afastados das margens por causa dos predadores.
• Tamanho / peso: 80 a 90 cm / 1,5 a 2 kg.
• Conservação: Não se encontra ameaçada.

Curiosidades
Os flamingos bombeiam continuamente a água através de movimentos repetidos da língua (20 vezes por segundo), sugando a água carregada de alimento e forçando a passar pelos lados do bico, onde centenas de pequenas lamelas filtram os organismos de que se alimentam. A água dos lagos onde os flamingos pequenos procriam, apresenta várias matizes rosadas e encarnadas, devido às altas concentrações salinas e às microalgas vermelhas que aí proliferam.

Aqui estou mais segura.


Catatua de crista amarela
(Cacatua galerita)
.
Nome Cientifico: Cacatua galerita
Ordem: Psittaciformes.
Distribuição: Nova- Guiné, Norte, Leste e Sul da Austrália
Habitat: Zona áridas, campos de cultivo de cereais e frutos.
Alimentação: Sementes, cereais e frutos Postura: 2 ovos
Período de incubação: 28 dias
Observações: Em zonas cultivadas podem formar grandes bandos que prejudicam as culturas. São por isso consideradas uma peste em algumas zonas da Austrália.

Que queres pá?


Arara azul-amarela
(Ara ararauna)
.
Nome Científico: Ara araraunaOrdem: Psittaciformes
Distribuição: Colômbia, Bolívia, Equador, Brasil e Paraguai.
Habitat: Florestas das terras baixas e savanas.
Alimentação: Frutos, nozes, castanhas e sementes.
Postura: 2 a 3 ovos.
Período de incubação: 28 dias.
Observações: São as araras mais comuns. A destruição de seu habitat, a caça e o comércio dos seus ninhos podem levar á sua extinção. Vivem em bandos mistos com araras vermelhas.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL