“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

10 de abril de 2008

Locomotiva a vapor da CP - Peso da Régua - Portugal

Locomotiva a Vapor
No dia 28 de Outubro de 1856 realizou-se a viagem inaugural de comboio, entre Lisboa e o Carregado। Seguiu-se um período de expansão da rede ferroviária.
O caminho-de-ferro surgiu em Portugal como um empreendimento privado. Depois de um período em que coexistiram empresas públicas e privadas, a integração ocorreu em 1951. Foram criados os Caminhos-de-Ferro Portugueses.
No ano de 1997, na sequência da introdução de um novo quadro legal, foi operada uma profunda transformação no sector ferroviário. A CP – Comboios de Portugal passou a ser responsável pela operação, assumindo a
REFER - Rede Ferroviária Nacional, EP a gestão da infraestrutura e o INTF - Instituto Nacional do Transporte Ferroviário a regulação do sector.
No ano de 2005 foi criada a
Fundação Nacional do Museu Ferroviário que tem por fim o estudo, a conservação e a valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português, e como objectivo específico a instalação e gestão do Museu Nacional Ferroviário.
Mais recentemente, no ano de 2007, foi criado o
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres – IMTT, I.P., que é um organismo da Administração Central, que congrega as atribuições e competências das seguintes entidades, que se extinguem: Direcção Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais (DGTTF), Instituto Nacional do Transporte Ferroviário (INTF, I.P.), e as atribuições da Direcção Geral de Viação (DGV) nas matérias relativas a condutores e veículos.

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL