“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

10 de julho de 2008

Santuário de Fátima - Portugal



Igreja da Santíssima Trindade
Igreja da Santíssima Trindade com 9000 lugares sentados.
Capela da Reconciliação (em subterrâneo)
Publicamos a versão definitiva em maqueta e algumas notas para sua interpretação.
Autoria: É autor do projecto da Igreja da Santissíma Trindade o Arquitecto Alexandros Tombazis. (Empresa: Meletitiki - Alexandros N. Tombazis and Associates Architects Ltd, Grécia)
1- Localização- Para quem sobe da Capelinha das Aparições, o G.E.C.A. situa-se na Praça Pio XII ou da Cruz Alta. Começa ao cimo do Recinto de Oração, onde está o Pórtico do Jubileu 2000, e termina rente à Avenida D. José Alves Correia da Silva, fechando assim o Recinto de Oração pelo lado sul.
2- Composição- O G.E.C.A. compõe-se de duas zonas principais.2.1. Zona da Reconciliação. É composta de:2.1.1. Uma área para peregrinos portugueses (a NO, lado direito de quem sobe da Capelinha das Aparições) com salão-capela de 600 lugares sentados e 32 gabinetes/confessionários.2.1.2. Uma área para peregrinos estrangeiros, (a SE, lado esquerdo de quem sobe da Capelinha das Aparições) com 2 capelas de 120 lugares cada e 32 gabinetes/confessionários.Nota: As 3 capelas da Reconciliação servirão também para outras celebrações.
2.1.3. Acessos: 2 escadas centrais paralelas (com espelhos de água ao fundo) e 2 rampas laterais.Nota: Esta zona é subterrânea o que permite que a Praça Pio XII seja usada como adro tanto do Recinto de Oração (como até agora) como do G.E.C.A.
2.2. Zona da igreja da Santíssima Trindade.2.2.1. Implantação da Igreja: Entre a Cruz Alta e a Avenida D. José Alves Correia da Silva.2.2.2. Dimensões: Forma um círculo de 125 m. de diâmetro, sem quaisquer colunas.A altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica o elemento dominante.
2.2.3. Capacidade: Poderá conter 9000 fiéis sentados, com lugares reservados a pessoas com deficiência. Para assembleias até 3000 pessoas, o espaço da frente será separado do restante por uma divisória de 2 m. de altura.2.2.4. Comodidade e segurança: Tanto os acessos como o pavimento interior são em rampa, sem degraus. Um túnel para veículos sob a Av. D. José Alves Correia da Silva permitirá uma vasta praça para peões que poderão passar livremente da igreja para o Centro Pastoral Paulo VI.2.2.5. Entradas: Porta principal abrindo em vasto adro sobre o Recinto e 12 portas laterais, seis de cada lado. A porta principal será consagrada a Cristo e as laterais aos Apóstolos.Nota: O interior da igreja é iluminado com luz natural pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds).
2.2.6. Áreas complementares.
a) Acolhimento e sacristias, situam-se dos dois lados da entrada principal (invisíveis na maqueta).
b) Cabines para meios de comunicação social: no interior da igreja, com aberturas nas paredes laterais.
c) Camarins: por trás do presbitério, invisíveis na maqueta (admite-se que a igreja possa servir como espaço de evangelização).
d) Foyer: Espaço complementar a usar quando de encontros de evangelização ou outros eventos, situado no piso enterrado, junto dos pátios com espelhos de água.
e) Instalações técnicas (ventilação, aquecimento): subterrâneas, sob o corpo da igreja.
f) Instalações sanitárias (acessíveis aos peregrinos, a partir de fora): subterrâneas, à altura do fundo da igreja.

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL