“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

18 de julho de 2008

Tomar - Portugal

Convento de Cristo
Janela Manuelina da Sala do Capitulo

Convento de Cristo - Claustro da Micha


CLAUSTRO DA MICHA: quadrangular, 4 alas abertas para o pátio por arcos plenos geminados e em asa de cesto, nos topos N. das alas E. e O., separados por fortes contrafortes, abóbada polinervada descarregando sobre colunas lisas com capitéis com volutas sob os 4 vértices do ábaco quadrado e em mísulas cónicas. No alçado N., a antiga portaria, de vão rectangular, entre colunas coríntias assentes em altos pedestais. Delimitado por edifícios em 2 pisos acima da galeria.

Convento de Cristo - Claustro dos Corvos


CLAUSTRO DOS CORVOS: quadrangular, 2 galerias de dupla arcada, separadas por contrafortes, que sobem até ao 3º piso, no alçado S. e O.; coberturas e suportes idênticos aos do claustro da Micha. Rodeiam a quadra 4 corpos de 3 pisos.


Convento de Cristo - Claustro da Hospedaria



CLAUSTRO DA HOSPEDARIA: quadrado, 4 galerias com arcadas duplas, separadas por contrafortes que acompanham o 2º registo, em que se abrem varandas, com colunas sustentando uma arquitrave corrida, à excepção da ala S., destruída; a O., uma 3ª varanda, com colunas jónicas e arquitrave; galeria inferior com abóbada semelhante à do claustro da Micha, galerias superiores forradas a madeira.


Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL