“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

8 de março de 2009

Rio Paiva - Castro Daire - Portugal


Castro Daire - Ponte Pedrinha

Na descida até à Ponte Pedrinha, podemos apreciar os viveiros de trutas do nosso lado esquerdo, assim como o rio Paivó, que corre bem fundo no vale ate se encontrar com o Paiva. Ao quilómetro 8.5, voltar à direita para a EN 228. Logo a seguir, parar junto da fonte, datada de 1879, e apreciar a Ponte Pedrinha e o Paiva.
A actual Ponte Pedrinha, feita na 2ª metade do século XIX, veio substituir uma outra que existia anteriormente, construída pelos Romanos, permitindo a ligação de Lamego a Viseu, vencendo a barreira que o rio Paiva representava. Recentemente foi descoberta uma pedra que afirma que a ponte foi construída durante o governo do imperador romano de Caio Júlio Casear.
Após admirar esta magnífica construção que continua a resistir ao tempo e ao tráfego, retomamos o caminho pela EN 228, durante 700 m. Aí cortar à direita, para EN 558, em direcção a Reriz.Até chegar a Reriz aproveitemos para apreciar as densas matas de pinhal que enchem a encosta esquerda do vale do Paiva, tão densas que só ás vezes nos deixam espreitar para o rio que corre bem no fundo

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL