“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

15 de maio de 2008

Animais Selvagens - Vários - Cabra de Leque - Cobos...






Cabra de leque
Antidorcas marsupialis


Classificação


Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Bovida

Sub-Família: Antilopinae


Habitat

Este herbívoro vive nas planícies abertas (savana e semi-desértica) do Sul de África, onde se alimenta da parte aérea de plantas, raízes e tubérculos. A maior população destes animais vive no Kalahari.


Caracterização


A cabra de leque (designada springbok na África do Sul) é uma espécie de gazela que está entre os animais mais rápidos do mundo, podendo atingir velocidades superiores a 90 km/hora e – o que deu origem ao seu nome em inglês – dar saltos verticais que atingem os quatro metros. Durante o salto, que serve para avisar a manada da presença de predadores, o animal encurva o dorso, esticando as patas e baixando a cabeça.A cabra de leque apresenta cornos pequenos e proporcionados, mais desenvolvidos nos machos. Uma característica muito visível neste animal é a comprida prega existente na parte posterior do lombo, revestida interiormente por compridos pêlos brancos. Quando o animal salta, esta prega abre-se em forma de leque, facto que está também na origem do seu nome.A cabra de leque está muito bem adaptada a um regime de secura: se a vegetação de que se alimenta contiver um mínimo de 10% de água, este animal não necessita beber.Os animais vivem em manadas de machos jovens e de fêmeas e crias que, na época de reprodução, se agrupam em haréns no território de cada um dos machos dominantes. Cerca de seis meses depois nasce a cria, que atinge a maturidade sexual um ano (fêmeas) ou dois anos (machos) mais tarde. Estes animais, que estão ameaçados no seu habitat natural, podem viver até aos doze anos.


Curiosidades

No século XIX, em tempo de seca, as migrações das cabras de leque eram impressionantes: as colunas migratórias podiam alcançar 70 km de comprimento e chegavam a penetrar nas cidades, invadindo ruas e jardins, registando-se migrações que cobriam mais de quarenta mil hectares (estimativa de cerca de um milhão de animais).

Cobo de leche
Kobus leche leche

Classificação

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovida
Sub-Família: Reduncinae

Habitat
O habitat favorito desta espécie são os terrenos pantanosos do sul de África (sobretudo da Zâmbia e do Botswana), onde se alimenta de plantas, raízes e rebentos.

Caracterização
Nesta espécie, o comprimento pode chegar ao 1,80 m, sendo a altura máxima (espáduas/garrote) 1,10 m. O ventre, o interior das pernas, a área em volta da boca e a parte inferior da cauda são brancos. Os cascos, longos e estreitos estão adaptados ao terreno pantanoso em que se movimentam. Só os machos apresentam os chifres em forma de lira, que podem atingir os 90 cm.Esta espécie sente-se muito à vontade dentro de água (são óptimos nadadores), sendo frequente ver animais a «pastar» em locais onde a água lhes chega ao dorso. Podem também submergir completamente quando ameaçados por alguns predadores.O cobo de leche desloca-se em grandes manadas (até quatrocentos indivíduos), constituídas por fêmeas e crias, lideradas por um macho dominante, para se defenderem dos seus predadores (leão, leopardo, chita, hiena, crocodilo…). A actividade das manadas é maior ao amanhecer e ao anoitecer.Após um período de gestação de cerca de oito meses nasce uma cria que atingirá a maturidade sexual aos dezoito meses (fêmeas) ou aos dois anos e meio (machos). A esperança de vida para esta espécie pode chegar aos quinze anos.

Curiosidades
«Leche» deriva de uma palavra Bantu que significa «antílope».

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL