“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

15 de maio de 2008

Gamo - Cervus dama


Gamo
Cervus dama


Classificação

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Cervidae


Habitat

Esta espécie é originária dos bosques, florestas e matas da Europa, alimentando-se de ervas, folhas e galhos. A sua beleza e docilidade levou a que fosse semi-domesticada, estando presente em inúmeros parques públicos e privados de todos os continentes.


Caracterização

Muito esquivo, o gamo encontra-se por vezes em clareiras, onde põe à prova o seu bom olfacto e audição, bem como a sua excelente visão.A pelagem de Verão é acastanhada com suaves pintas claras, sendo a de Inverno acinzentada e homogénea. Apenas os machos possuem hastes, largas e espalmadas, arredondadas na base e apresentando várias pontas na parte superior. No início do seu crescimento as hastes são cobertas por um tecido («veludo») muito vascularizado que alimenta o seu rápido crescimento. Uma lesão neste tecido implica o aparecimento de uma deformação permanente na haste que, de ano para ano, ganha uma nova ponta, o que permite calcular a idade dos machos. As hastes caem naturalmente por volta do mês de Março para voltar a crescer no Verão, atingindo o tamanho máximo em Setembro/Outubro, aquando da época de reprodução, época em que os machos se confrontam. As crias (geralmente uma por fêmea) nascem em meados de Junho após sete meses de gestação; são amamentadas durante nove a doze meses e atingem a maturidade sexual com cerca de um ano e meio.


Curiosidades

Em muitos países, o gamo é mantido em cativeiro para aproveitamento da sua carne e, em alguns casos, do veludo das hastes.

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL