“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

24 de fevereiro de 2008

Pôr do Sol de Inverno


Capela de São Pedro de Balsemão - Lamego - Portugal.






Capela de São Pedro de Balsemão


Protecção Legal
Monumento Nacional (MN), Dec. nº 7 586, DG, 138, 08-07-1921
São Pedro de Balsemão5100-013 – Lamego

Lamego
Viseu

Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)

Direcção Regional do Porto (DRP - IPPAR)

Descrição
Construída em época visigótica, a pequena capela de São Pedro de Balsemão constitui um dos raros exemplos de arquitectura religiosa altimedieval actualmente conservados em território português. O templo foi substancialmente modificado ao longo dos tempos, como se comprova pela actual entrada Sul, barroca, e pela solução dada à fachada ocidental, adossada a um edifício residencial bastante posterior.
Da primitiva edificação conserva-se a disposição geral do interior, de três naves separadas por séries de três arcos de volta perfeita assentes em capitéis coríntios, e cabeceira com capela única quadrangular. Deste período destaca-se a abundante decoração de base geométrica, cuja profusão de elementos não encontra paralelo em nenhum outro monumento peninsular contemporâneo. No século X, em pleno processo de repovoamento, a igreja foi objecto de uma renovação, ainda mal conhecida, mas cujos dados apontam para uma manutenção geral das estruturas já existentes.
Durante a Baixa Idade Média a Capela passou para a posse do bispo do Porto, D. Afonso Pires, que aí se fez sepultar num túmulo gótico, e cuja qualidade plástica está patente no grupo escultórico do Calvário na testeira. Já no século XVIII a Capela foi aproveitada para panteão da família que detinha estas terras e, mais recentemente, na primeira metade do século XX, procedeu-se ao primeiro restauro do monumento.

Horário
09.30h – 12.30h14.30h – 18.00h
Encerrado à segunda-feira, terça-feira de manhã, no 3º fim-de-semana de cada mês e nos feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Ingresso
Gratuito (tem guardaria)

Acessos
Saindo de Lamego em direcção a Tarouca, o desvio para o monumento encontra-se devidamente assinalado.


PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL