“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

22 de agosto de 2008

Mosteiro de Tibães - Braga - Portugal











Mosteiro de Tibães

Mosteiro de Tibães ou Mosteiro de São Martinho de Tibães, englobando a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães, situa-se em Mire de Tibães, concelho de Braga e foi fundado no século XI.
A partir do
século XII foi ocupado pela congregação Beneditina. No século XVI, tornou-se a casa mãe da ordem para Portugal e Brasil. Os edifícios principais actualmente existentes foram construídos nos séculos XVII e XVIII. Um dos arquitectos que neles trabalhou foi André Soares.
Com a
extinção das ordens religiosas masculinas ocorrida em 1834, é vendido em hasta pública, com excepção da Igreja, Sacristia e Claustro do Cemitério.
Ficou nas mãos de privados até 1986.
Foi classificado como
Imóvel de Interesse Público em 1944.

Mosteiro de Tibães - Braga - Portugal






Mosteiro de Tibães
ou
Mosteiro de São Martinho de Tibães

Guimarães - Portugal

Igreja Nossa Senhora da Oliveira

Foi mandada reedificar pelo rei D. João I no século XIV, em consequência de uma promessa feita à Virgem Maria pela sua vitória da Batalha de Aljubarrota.Largo da Oliveira


Padrão do Salado


Monumento mandado erguer por D. Afonso IV no século XIV para comemorar a vitória obtida na Batalha do Salado.Largo da Oliveira (junto à Igreja Nossa Senhora da Oliveira)



Antigos Paços do Concelho

Monumento com traça de raiz mandado edificar no século XIV.Largo da Oliveira

Guimarães - Portugal



Casas no Largo da Oliveira

Guimarães - Portugal









Paço dos Duques de Bragança

Paço do século XV, mandado construir por D. Afonso, futuro duque de Bragança, onde é possível observar a influência da arquitectura senhorial da Europa Setentrional.No século XIX foi convertido em quartel.Em meados do século XX, após um período de abandono, foi restaurado e posteriormente convertido em Museu, albergando um espólio do século XVII e XVIII. Das várias colecções que possui, umas retratam os contributos dos portugueses na época dos Descobrimentos Portugueses; outras narram alguns dos passos das conquistas no Norte de África. Possui também colecções de armas dos séculos XV a XIX e colecções de mobiliário do período pós-descobertas.Para além da sua função museológica, este palácio foi adaptado, no seu segundo andar, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL