“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

14 de agosto de 2008

Viana do Castelo - Portugal

Vista Geral de Viana do Castelo
Funicular de Santa Luzia
Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros), havendo ainda em Lisboa os da Bica (283 metros), o da Glória (276 metros) e da Lavra (188 metros) e em Braga, o do Bom Jesus, com apenas 274 metros.
A lotação é de 24 passageiros, doze sentados e doze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.
O custo dos bilhetes é de 3 euros, ida e volta no mesmo dia, e 2 euros para subida ou descida simples, havendo um passe de 30 euros mês, para os utilizadores regulares.
Horário
O Elevador funciona todos os dias com o seguinte horário:
De 1 de Janeiro a 31 de Maio: 08H00 às 18H00;
De 1 de Junho a 30 de Setembro: 08H00 às 20h00;
De 1 de Outubro a 31 de Dezembro: 08H00 às 18H00.
Preço dos Bilhetes
3,00 € ida e volta;
2,00 € uma viagem;

Basílica de Santa Luzia (Séc. XX)

O templo do Sagrado Coração de Jesus edificado no esporão poente da montanha de Santa Luzia, de onde domina e “abençoa” a cidade de Viana do Castelo, é sem dúvida um dos monumentos mais conhecidos e mais emblemáticos do País. É um excelente exemplo de arquitectura revivalista congregando de uma forma monumental mas harmoniosa elementos neo-romanicos, neobizantinos e neogóticos, da autoria de um dos arquitectos de maior projecção nacional e internacional na época, o Arquitecto alto-minhoto Miguel Ventura Terra (1866 - 1919), autor, por exemplo, da remodelação do Palácio de S. Bento, actual Assembleia da Republica. Embora o projecto date de 1898, a obra só foi iniciada nos primeiros anos do século XX, tendo sido o templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, sendo apenas concluído em 1943, quase meia década depois.

Marina de Viana do Castelo

O porto de recreio de Viana do Castelo é constituído por duas docas.
Uma, situada a jusante da ponte metálica Eiffel, com 163 postos de acostagem para embarcações até 20 metros de comprimento e 3 metros de calado. Esta doca dispõe de água, energia eléctrica, sanitários e balneários, fornecimento de combustíveis, grade de marés e uma rampa para alagem de embarcações.
A outra, localizada a montante da mesma ponte, dispõe de 144 postos de amarração para embarcações de menor porte.
Contactos: http://www.ipnorte.pt/


Coimbra - Portugal




Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, sedeada na cidade de Coimbra, é a mais antiga universidade portuguesa. A instituição, uma das maiores do país, remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de Março, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que criou a própria Universidade e pediu ao Papa a confirmação.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coimbra - Portugal






Coimbra - Portugal






PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL