“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

30 de abril de 2009

Senhor da Pedra


Capela do Senhor da Pedra
A Capela do Senhor da Pedra situa-se na freguesia portuguesa de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto e localiza-se junto do mar estando assente num rochedo.
Foi construída no século XVII, de planta hexagonal com um Altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada e de estilo Barroco/Rococó. Possui diversa estatuária religiosa, sendo de salientar a imagem de Cristo crucificado. A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais típicas de Vila Nova de Gaia e da freguesia de Arcozelo, é uma festa muito antiga que se realiza anualmente nas praias de Miramar, no Domingo da Santíssima Trindade e que se prolonga até à Terça-feira seguinte.
A origem do culto a
Cristo na Capela do Senhor da Pedra pode ter origem num antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.[1] [2] [3] De cado lado da entrada da Capela, está um painel de azulejos, monocromático de cor azul, com as seguintes inscrições:
Painel de azulejos do lado esquerdo:
“O LOCAL ONDE SE LEVANTA ESTA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA É CERTAMENTE O MAIS ANTIGO LUGAR DE CULTO DA FREGUESIA ANTES DE NELE SE CELEBRAR A CRISTO SERIA ALTAR PAGÃO”
Painel de azulejos do lado direito:
“A ORIGEM DO GRUPO POPULACIONAL DE GULPILHARES REMONTA A MAIOR ANTIGUIDADE COMO BEM SE DEMONSTRA COM O NOTÁVEL ESPÓLIO ARQUEOLÓGICO QUE NESTA REGIÃO TEM SIDO ACHADO”
Origem: Wikipédia

Ao pé da cruz...


Mas que par. Que estão eles a rezar?

A cantar de galo!...


O sr. galo também se aprontou e de fato de gala para a foto da ordem. Parabéns pela sua presença sr. galo.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL