“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

18 de abril de 2008

Rio Tua - Portugal


Rio Tua

Afluente da margem direita do rio Douro onde desagua junto à localidade de Tua (com o mesmo nome do rio), o rio Tua resulta da junção de dois outros rios: o rio Tuela e o rio Rabaçal. A junção ocorre a 3 quilómetros a norte da cidade de Mirandela. O Rio Tuela e o Rio Rabaçal nascem em Espanha, sendo que o Tuela nasce em Castela-Leão e o Rabaçal na Galiza, entrando ambos em Portugal através do concelho de Vinhais. Os dois rios têm uma extensão semelhante, e ambos contam com dois afluentes que correm paralelos a eles, também estes com distâncias semelhantes: o Rio Mente no Rabaçal, e o Rio Baceiro no Tuela. A foz destes rios afluentes localizam-se também no concelho de Vinhais. O Rio Mente faz inclusivamente num breve trecho do seu curso a fronteira entre Portugal e Espanha, na zona portuguesa de Vinhais denominada de Lomba. O Baceiro por seu lado delimita também numa distância reduzida os concelhos de Vinhais e de Bragança, numa zona que envolve uma das maiores manchas de carvalho da Península Ibérica. Os rios Tuela e Rabaçal seguem os seus cursos paralelos um ao outro, seguindo o primeiro de Vinhais para o concelho de Mirandela, e o segundo de Vinhais para os concelhos de Valpaços e de Mirandela.
O rio Tua tem sido um rio muito mal tratado. Para além das descargas dos esgotos residenciais, no
Cachão (aldeia situada a 13 kms a sul de Mirandela) ainda hoje o rio recebe, sem qualquer tratamento, o que sai pelos esgotos das empresas que se instalaram no ex-Complexo Agro-Industrial do Cachão (com excepção para o Matadouro industrial, que ao fim de muitos anos tem uma ETAR em funcionamento).
Com uma vista deslumbrante, pode ser contemplado em todo o seu esplendor numa viagem de comboio na
Linha do Tua, entre Mirandela e a aldeia do Tua, junto à foz do Rio Tua no Douro. Esta linha ficará submersa se for construída a barragem prevista para 2009 o que constituirá uma perda irreparável. É considerada uma das mais bonitas do mundo.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL