“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

22 de julho de 2012

Feira Medieval de Penedono - 2012



























No 1.º fim-de-semana de Julho a vila de Penedono embarca numa viagem ao seu passado, baú de memórias e feitos que o tempo e a história quiseram perpetuar. Rezam os guardiões do tempo que aqui, no sumptuoso castelo de Penedono, teve berço o insigne “Magriço” herói medieval que graças aos seus feitos mereceu a imortalidade pela pena de Luís Vaz de Camões que o enalteceu no canto VI D’ os Lusíadas. Nascia assim o nome Magriço que ecoa em estádios e eventos internacionais quando urge congregar a nacionalidade Portuguesa.
Assim, nestes dias, o Reino de Penedono emerge das brumas da memória para exortar a memória do seu senhor, as ruas e vielas desta Vila engalanam-se para acolher a Feira Medieval de Penedono, um evento mágico onde os visitantes se tornam parte activa do forjar da nossa identidade e cultura, aqui se assiste a pelejas de taberna, duelos de honra, venda de escravos, assalto ao castelo, proclamação de direitos senhoriais e se merca no mercado medieval.
A Feira Medieval de Penedono caracteriza-se pelo rigor histórico e fidelidade na recriação da época que exorta. Assumindo-se como espaço de lazer por excelência esta iniciativa pretende ser também um evento lúdico onde, todos quantos visitam os domínios de Penedono podem redescobrir os traços, os feitos e os encantos que forjaram e moldaram não só a identidade destas gentes mas e, também de todo um povo que mui orgulhosamente porta o nome de Portugal.
E porque os tempos correm difíceis e, ventos de incerteza teimam assolar a grandeza deste país é com agrado que registamos o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela organização da Feira Medieval de Penedono que viu, ser-lhe atribuído o PRÉMIO ANIMARTE CULTURA 2010, prova cabal de que é sem dúvida um marco de referência no meio. Em Penedono singela Vila do interior de Portugal, também se vive e respira a história nacional, aqui por entre coutos e vales onde se forjou a ferro e sangue a nacionalidade, acontece cultura e permanece bem vivo o espírito e orgulho de ser Português.


PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL