“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

16 de novembro de 2008

Peniche - Portugal

Peniche



Desde tempos remotos Peniche viveu intimamente ligada ao mar. Inicialmente era uma ilha, a acção do vento e das marés a converteu na actual península. Sua situação estratégica, a riqueza das suas terras e desde a sua costa várias civilizações ocuparam estas terras desde tempos pré-históricos, mas precisamente do Paleolítico Médio.Com a ocupação romana a economia da população, baseada principalmente na agricultura e na pesca, se estabiliza. Diversos restos datados no século I confirmam a importância na época da indústria conserveira, actividade que continua actualmente.O desenvolvimento contínua durante a Idade Média graças a importância adquirida por seu porto e a riqueza produzida pela pesca. Com este crescimento o território, até então dependente de Óbidos, alcança autonomia administrativa. No ano de 1158 D. Afonso Henrique lhe concede o Foral.A partir do século XVI, com a união de Peniche ao país, a população começa a crescer de forma importante. No ano de 1609 é elevada a categoria de Vila e sede do Concelho, logrando assim a independência de Atouguia de Baleia.No decorrer do século XVI e XVII a prosperidade continua com a construção de um importante sistema defensivo que protegia a população dos ataques piratas.Durante os séculos XIX e XX se consolida a estrutura económica e social da população graças a riqueza que segue produzindo uma agricultura e uma pesca invejável. No século XX aumenta a produção pesqueira devido a introdução de uma nova técnica, a pesca de cerco, que vai dar lugar a uma variada indústria relacionada com a pesca. Surgem fábricas de conservas, de congelados, de construção naval, etc.Actualmente a população de Peniche encontrou um importante impulso para a economia local através do turismo.

Peniche - Portugal

FORTALEZA DE PENICHE






Mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645
Fortaleza - Guaritapor D. João IV, que a considerou a principal chave do Reino pela parte do mar, destaca-se na Fortaleza de Peniche, para além da típica traça em estrela, o Baluarte Redondo - primeira fortificação construída na península de Peniche - a Torre de Vigia, e a capela de Santa Bárbara.

Este imóvel viu o seu espaço utilizado de forma diversa de acordo com as necessidades e as vicissitudes históricas de cada época. Praça militar de vital importância estratégica até 1897, abrigo de refugiados Boers provenientes da África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974, e a partir de 1984 albergue do Museu Municipal, a Fortaleza de Peniche assume especial relevância enquanto importante documento de uma diacronia histórica de índole local e nacional.

Peniche - Portugal

FORTALEZA DE PENICHE





PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL