“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

18 de junho de 2008

A Serra do Marão.


Para cá do Marão...





Serra do Marão


Extende-se entre o Rio Tamega (Oeste)o Rio Corgo (Leste) o Rio Sordo (Norte) e o Douro (Sul). Tem uma geografia imponente, pelas suas abruptas encosta com grandes declives principalmente a voltada a Este para o eixo Vila Real - Sta Marta de Penaguião. Do ponto mais elevado (1415m) podemos ver Vila Real , Serra do Alvão (Vaqueiro 1315m) e a Sra da Graça (920m), assim como outros pontos elevados do próprio Marão, alguns dos quais nos permitem ver Mesão Frio e as serras que se seguem a sul do Douro. Existe uma infinidade de caminhos que cruzam esta Serra, dos quais o que percorre a sua crista mais elevada Norte-Sul,entre Seixinhos e a zona dos retransmissores TV, é o mais espetacular.

... com cogumelos.




Os fungos e as necessidades humanas

Maria do Socorro Vieira Pereira

O homem conhece há séculos a utilidade dos fungos:
1. na fabricação de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja;
2. podem ser utilizados como alimentos, uma vez que são muito ricos em proteínas e vitaminas do complexo B.
3. na fabricação de queijos;
4. na fabricação de pães, é usada grande quantidade de leveduras chamadas Sacharomyces cerevisiae que produzem gás, fazendo a massa de farinha crescer;
5. na produção de antibióticos como por exemplo a penicilina, produzida pelo fungo Penicillium.


Encontramos os fungos por toda parte, em vegetais, em animais, incluindo o homem, na água, no ar atmosférico, no solo, reciclando o lixo (por isso são chamados limpadores do solo). Você não vai acreditar! Mas, existe um grupo de fungos carnívoros ferozes, verdadeiros canibais, que se alimentam de vermes microscópicos, os nematóides, que atacam as plantas. Outros fungos atacam insetos, como este da foto ao lado. Tais fungos realizam um controle biológico, quando matam os vermes ou insetos, tornando as plantas e nós, seres humanos, mais saudáveis, uma vez que podem substituir os inseticidas, substâncias químicas nocivas a nossa saúde.
No entanto, alguns fungos causam doenças, tais como micoses, produzindo lesões na pele, unhas e couro cabeludo. Como exemplo podemos citar o pano branco, o pé de atleta e infecções orais como o sapinho. Em cães e gatos causam as tinhas. E nos vegetais podem atacar a cana de açúcar, bananeira e a batata. Existem também os fungos venenosos. No amendoim cresce um fungo, o Aspergillus flavus, que produz uma substância tóxica e com efeito cancerígeno denominada aflatoxina. E ainda existem os fungos oportunistas, aqueles que podem causar doenças nas pessoas desde que estas já estejam doentes ou debilitadas como as pessoas com AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Mas, é importante saber e aprendermos que os efeitos dos fungos favorecem mais o homem do que o prejudicam, pois dos milhares de espécies de leveduras e fungos filamentosos que existem, apenas cerca de uma centena é capaz de causar doenças no homem e animais.

Alto está, alto mora...


PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL