“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

3 de agosto de 2008

Um Rancho Folclórico do Minho - Portugal






Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios e canções.

Granja do Tedo - Tabuaço - Portugal


Granja do Tedo

Granja do Tedo é a mais singular povoação de Tabuaço pela soma de lendas e de traços históricos que guarda.É constituída por dois povos: o Povo de Baixo, mais antigo e o Povo de Cima.O Rio Tedo faz a separação entre os dois povos. Uma velha ponte de teor românico, do séc. XVII, une as duas margens.
O Povo de Baixo oferece, a quem olha do alto, durante as horas do sol, uma deslumbrante lição de organização urbana habilmente desenvolvida à volta da Igreja Matriz entre o rio e a montanha.A Igreja Matriz construída entre 1621 e 1623, apresenta uma ampla nave da qual se sobe para a capela-mor por uma escadaria de nove degrausNo Povo de Cima fica o Pelourinho, no largo da Praça, testemunho de elevação a Vila desta povoação que um dia foi de El-Rei.Para além das várias capelas cheias de antigas histórias, existentes neste local, podemos ainda encontrar um belíssimo solar setecentista.Nesta bela freguesia, podemos ainda encontrar uma arte já esquecida por muitos: a cestaria em verga, que entrou em declínio com o aparecimento do plástico.Uma importante tradição desta população é a Procissão de Sexta-Feira Santa que percorre os caminhos da aldeia “alumiados” com milhares de candeias de Azeite. Existem duas lendas muito conhecidas nesta Freguesia, a Cisma da Granja do Tedo e lenda de D.Tedon, esta última contada através de belos azulejos existentes no Jardim histórico desta freguesia.

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL