“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

22 de outubro de 2008

Palácio Nacional da Pena - Sintra - Portugal

Palácio Nacional da Pena

Constitui o mais completo e notável exemplar de arquitectura portuguesa do Romantismo. Edificado a cerca de 500 metros de altitude, remonta a 1839, quando o rei consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha (1816-1885), adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação a palacete. Para dirigir as obras, chamou o Barão de Eschwege, que se inspirou nos palácios da Baviera para construir este notável edifício. Extremamente fantasiosa, a arquitectura da Pena utiliza os "motivos" mouriscos, góticos e manuelinos, mas também o espírito Wagneriano dos castelos Schinkel do centro da Europa. Situado a 4,5 Km do centro histórico.




Tritão simbolizando a alegoria da Criação do Mundo

Palácio Nacional da Pena - Sintra - Portugal

Palácio Nacional da Pena


Pórtico Alegórico da Criação do Mundo
Janela do Tritão


Palácio Nacional da Pena - Sintra - Portugal

Palácio Nacional da Pena

Fachada principal

Portão Interior


Castelo dos Mouros - Sintra - Portugal





Castelo dos Mouros

Construído pelos mouros no século VIII ou IX D.C., este Castelo está implantado em dois cumes da Serra, de onde se disfruta generoso panorama.
Circundado de muralhas e diversas torres, sofreu diversas reparações em especial no período romântico (cerca de 1860), quando o rei consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha, o restaurou, arborizou os espaços envolventes e conferiu às velhas ruínas medievais uma outra dignidade.

O Castelo foi conquistado por D. Afonso Henriques (1147), monarca a quem se deve a construção da Capela românica de S Pedro, cujos interessantes vestígios ainda sáo visíveis, junto ao «oppidum» onde há também uma cisterna, uma porta árabe «em ferra- dura» e diversas estruturas de habitação.
Esta Capela preserva dois curiosos portais românicos e, na capela-mor, restos da pintura a «fresco» de sentido decorativo, bem como diversos túmulos da antiga necrópole medieval.
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL