“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

23 de julho de 2008

Mosteiro da Batalha - Portugal







Mosteiro da Batalha



O Convento de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar por D. João I como agradecimento do auxílio divino e celebração da vitória na Batalha de Aljubarrota. Em 1388 já ali viviam os primeiros dominicanos. É considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910 .

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mosteiro da Batalha - Portugal







MOSTEIRO DA BATALHA
CONVENTO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA

A construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória começou em 1387 ou 1388 e estendeu-se até cerca de 1533, mobilizando recursos humanos e materiais extraordinários.

Esta construção proporcionou a introdução e o aperfeiçoamento de técnicas e artes em Portugal.
O Mosteiro foi entregue à Ordem Dominicana logo em 1388 e esta doação prestigiou a Vila, nomeadamente ao nível dos Estudos que no Mosteiro eram ministrados.

O facto de D. João I e da sua família estar neste Mosteiro deu-lhe também importância acrescida - uma tradição que se manteve até ao reinado de D. João II.

O Arquitecto português Afonso Domingues teve um importante papel. Seguiu-se-lhe Huguet, cuja origem se desconhece.
Encontramos aqui o estilo Gótico, em todo o seu esplendor. Nas obras do tempo de D. Afonso V nota-se uma construção mais sóbria, que se verifica no Claustro com o nome do Monarca.
Surge-nos depois o estilo Manuelino, que também nasceu aqui e que daqui irradiou para todo o país.
Nos anos 30 da centúria de Quinhentos ainda se construiu a tribuna das Capelas Imperfeitas mas, a partir daí, as obras iriam parar.
Julga-se que foi aqui que se praticou o vitral pela primeira vez em Portugal - um Vitral trazido especialmente por mestres alemães e flamengos que ainda hoje permanece, em parte. Os vitrais da Casa do Capítulo serão ainda testemunhos de cerca de 1514.

O Mosteiro foi Convento dos Dominicanos até 1834, data da extinção das Ordens Religiosas em Portugal e, 6 anos depois o monumento estava votado a um completo abandono. Foi o rei D. Fernando II que se impressionou pelo seu estado e nessa altura começaram as obras de restauro do monumento.
Em 1907 deu-se a classificação como Monumento Nacional, e em 1983 passou a ser considerado Património da Humanidade, pela UNESCO.

Mosteiro da Batalha - Portugal





Mosteiro da Batalha
Convento de Santa Maria da Vitória
PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL