
No dia 28 de Outubro de 1856 realizou-se a viagem inaugural de comboio, entre Lisboa e o Carregado। Seguiu-se um período de expansão da rede ferroviária.
O caminho-de-ferro surgiu em Portugal como um empreendimento privado. Depois de um período em que coexistiram empresas públicas e privadas, a integração ocorreu em 1951. Foram criados os Caminhos-de-Ferro Portugueses.
No ano de 1997, na sequência da introdução de um novo quadro legal, foi operada uma profunda transformação no sector ferroviário. A CP – Comboios de Portugal passou a ser responsável pela operação, assumindo a REFER - Rede Ferroviária Nacional, EP a gestão da infraestrutura e o INTF - Instituto Nacional do Transporte Ferroviário a regulação do sector.
No ano de 2005 foi criada a Fundação Nacional do Museu Ferroviário que tem por fim o estudo, a conservação e a valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português, e como objectivo específico a instalação e gestão do Museu Nacional Ferroviário.
Mais recentemente, no ano de 2007, foi criado o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres – IMTT, I.P., que é um organismo da Administração Central, que congrega as atribuições e competências das seguintes entidades, que se extinguem: Direcção Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais (DGTTF), Instituto Nacional do Transporte Ferroviário (INTF, I.P.), e as atribuições da Direcção Geral de Viação (DGV) nas matérias relativas a condutores e veículos.
O caminho-de-ferro surgiu em Portugal como um empreendimento privado. Depois de um período em que coexistiram empresas públicas e privadas, a integração ocorreu em 1951. Foram criados os Caminhos-de-Ferro Portugueses.
No ano de 1997, na sequência da introdução de um novo quadro legal, foi operada uma profunda transformação no sector ferroviário. A CP – Comboios de Portugal passou a ser responsável pela operação, assumindo a REFER - Rede Ferroviária Nacional, EP a gestão da infraestrutura e o INTF - Instituto Nacional do Transporte Ferroviário a regulação do sector.
No ano de 2005 foi criada a Fundação Nacional do Museu Ferroviário que tem por fim o estudo, a conservação e a valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português, e como objectivo específico a instalação e gestão do Museu Nacional Ferroviário.
Mais recentemente, no ano de 2007, foi criado o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres – IMTT, I.P., que é um organismo da Administração Central, que congrega as atribuições e competências das seguintes entidades, que se extinguem: Direcção Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais (DGTTF), Instituto Nacional do Transporte Ferroviário (INTF, I.P.), e as atribuições da Direcção Geral de Viação (DGV) nas matérias relativas a condutores e veículos.
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