“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

15 de maio de 2008

Muflão - Ammotragus lervia


Muflão
Ammotragus lervia


Classificação
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Sub-família: Caprinae

Habitat
Esta espécie prefere as zonas montanhosas, os relevos acidentados e as zonas semi-desérticas do Norte de África. Foi introduzida em algumas zonas montanhosas dos Estados Unidos da América (Texas, Califórnia) e do Canadá. Está ameaçada de extinção.

Caracterização
Também designada carneiro da Barbária, esta espécie tem pelagem arruivada, uma crina curta e erecta no pescoço e nas espáduas e outra, muito maior, que cobre a garganta, o peito e a parte superior das patas anteriores. Os chifres em crescente, estão mais desenvolvidos nos machos, podendo atingir cerca de 0,80 m.Este carneiro praticamente não bebe, obtendo água a partir do orvalho e da vegetação que come.A época de acasalamento decorre geralmente entre Setembro e Novembro, altura em que os machos combatem pelas fêmeas empurrando-se com os chifres. Cerca de cinco meses e meio depois nascem as crias (entre uma e três).

Curiosidades
Uma curiosa particularidade dos carneiros da Barbária é que, ao contrário dos outros carneiros, não tem glândulas em frente dos olhos, desta forma e pelas suas características são considerados uma espécie intermédia entre carneiros e cabras.

Sem comentários:

PARA OBTER UM TAMANHO NORMAL-CLICAR NA FOTO

olharesmil

olharesmil
WEBSITE PESSOAL