“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.”

24 de maio de 2008

Sé Catedral de Viseu - Viseu - Portugal






Sé Catedral de Viseu
“A Sé Catedral, entendida no seu todo revela-se como um harmonioso conjunto, resultado de sucessivas intervenções de diferentes construtores, que na estrutura da igreja deixaram as marcas do seu tempo. A base arquitectónica da Catedral remonta aos séculos XIII-XIV, em estilo Românico-Gótico, tendo-se arrastado a construção por vários séculos. A sua estrutura de planta latina, cujos muros dos braços desiguais ainda subsistem, sustentados por robustos contrafortes, traduz essa linguagem, de um românico tardio e evocativo. Numa das mais “compostas” praças de Portugal, impõe-se a fachada principal, onde se pode ler o vocabulário românico na antiga Torre do Cartório, hoje Torre do Relógio. A outra torre, chamada Torre dos Sinos, adjacente ao Museu de Grão Vasco, é apenas uma evocação desse tempo, uma reedificação que substitui a inicial, que ruiu devido a um forte temporal em Fevereiro de 1635. O corpo central da fachada que hoje se pode contemplar (substitui frontispício manuelino que existiu até 1635), é fruto do labor do arquitecto João Moreno, cujo nome está ligado à cidade de Salamanca. A linguagem arquitectónica utilizada tem inspiração nos retábulos maneiristas, de vocabulário sóbrio e equilibrado, dividida que está a fachada em três registos horizontais, onde se rasgam 6 nichos que albergam as imagens dos 4 Evangelistas, de S. Teotónio (ao centro) e no registo superior, a imagem de Nossa Senhora da Assunção. Interiormente, é um espaço que convida ao recolhimento e a uma comunhão mais perfeita com a divindade, uma vez que a mística de outros tempos continua presente, apelando aos sentidos. Compõe-se o interior de três naves, onde cada tramo é definido por volumosos pilares com colunelos adossados, interrompidas pelos braços do transepto e pela leitura da capela-mor, feita em profundidade. A cobertura das naves é conseguida por uma das mais peculiares e emblemáticas abóbodas assim construídas, a chamada “abóboda de nós”, terminada em 1513 e mandada fazer por D. Diogo Ortiz de Vilhegas. A capela-mor, modificada no século XVIII, recebeu então o retábulo de estilo joanino, um magnífico labor de talha, com uma linguagem rica e exuberante. Um espaço com uma ambiência barroca que é completado com o esplêndido cadeiral de pau-preto e castanho dourado, cujo risco se deve a Gaspar Ferreira. O tecto da capela-mor é em abóboda de berço, de tijolo, pintada em grotesco. Do século XVIII são ainda os altares colaterais, que possuem magnifica imaginária de madeira e os dois púlpitos gémeos, que se encontram na nave central. No topo desta, foi recentemente colocado um novo altar, da autoria do Arquitecto Luís Cunha. No século XVIII foi reformada e azulejada a sacristia, de 1574. Acostado à face sul da catedral, o claustro inferior, (designado de claustro de D. Miguel da Silva), data do século XVI e é uma das mais exímias construções desse tempo, um espaço amplo e humanizado; só no século XVIII é que a galeria superior foi acrescentada, aberta através de colunas em estilo dórico e com cercadura de balaustrada de pedra. Este claustro superior dá acesso à Varanda ou Passeio dos Cónegos, com traço arquitectónico à italiana, nacionalidade do seu autor Francesco Cremona. Merece referência, pela beleza e cronologia, um curiosíssimo portal Românico-Gótico, que existe no topo oriental da ala norte do Claustro (inferior) e que liga ao corpo da igreja. Foi posto a descoberto em 1918, e assim se pode contemplar o portal, constituído por quatro colunas de cada lado, sustentando as arquivoltas de granito dourado mesclado com um toque de sanguínea, e decorado com bolas e folhagem estilizada. Sobre os capitéis figuram peculiares aves, com simbologia inerente. Na parte superior deste portal está um pequeno nicho com escultura de pedra da Virgem com o menino. Neste espaço de oração e contemplação, existem ainda várias capelas, que acolhem diferentes devoções.

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